História dos Saberes Psi

O segmento “História dos Saberes Psi” da BVS HPCS  é produto da expressão coletiva e sistemática das ações desenvolvidas pela pesquisa e tem como objetivo congregar os diferentes resultados de todos os participantes do projeto. Visa ampliar a divulgação desses dados para um público mais amplo, dar visibilidade a trabalhos de pesquisadores e de alunos de diferentes níveis de senioridade por meio de ferramentas tecnológicas para recuperação de informações arquivísticas, bibliográficas, iconográficas e audiovisuais. Ao longo dos anos de desenvolvimento do projeto, esse material foi coletado e vem sendo paulatinamente incluído na BVS por nossa equipe. O segmento tem caráter colaborativo, ou seja, espera-se que novas contribuições venham se juntar ao nosso trabalho com produções advindas de pesquisas seniores/ e seus produtos, após avaliação de um corpo de pareceristas ad hoc.  

 

Coordenação: Cristiana Facchinetti
Coordenação executiva: Ygor Martins
E-mail: historiaeloucura@fiocruz.br

 

  Base de Dados História e Loucura

Tem a proposta de ser um repositório brasileiro de informações arquivísticas coletivas, voltado para pesquisas históricas em psiquiatria, psicologia, psicanálise, psicoterapias e saúde mental que contemplem nossas instituições por meio de documentos legislativos, administrativos e clínicos, dos gêneros textual, iconográfico, cartográfico, micrográfico, audiovisual e sonoro. A pesquisa na base permite diversos níveis de descrição de fundos e coleções.


  Projetos, relatórios e produções acadêmicas

Nesta seção, pretende-se inserir toda produção técnica e acadêmica resultante de projetos de pesquisa sobre a história da loucura, psiquiatria e saberes psicológicos. A partir da contribuição de outras instituições, objetiva-se divulgar o conhecimento científico relacionados às temáticas psi e possibilitar o desenvolvimento de novas pesquisas históricas nesse campo. Contamos com o envio de novos projetos que desenvolvam trabalhos nas áreas alinhadas ao projeto.

 

  Depoimentos orais

Este segmento reúne entrevistas e depoimentos orais acerca dos temas história, loucura e/ou psiquiatria. Atualmente, conta com 09 entradas que se referem a relatos de médicos psiquiatras que atuaram antes e depois da Reforma Psiquiátrica no Brasil, a partir dos anos de 1980. Contamos com o envio de novos depoimentos e entrevistas sobre as áreas alinhadas à história dos saberes psi.

 

  Vídeos

Esta seção contém material audiovisual e documentos videográficos (entrevistas, documentários, filmes). Aceita contribuições que sejam resultado de pesquisas sobre história da loucura e dos saberes psi. 

 

   Médicos que atuaram no Hospital Nacional dos Alienados

Na seção, encontram-se quadros biobibliográficos dos psiquiatras que atuaram no HNA. Constam dados desde suas informações pessoais até suas trajetórias profissionais e acadêmicas. Espera-se que, ao longo do desenvolvimento de trabalhos que tratem desses personagens, novos quadros sejam elaborados e disponibilizados para o público.

 

  Banco de dados bibliográficos em história da loucura e dos saberes psi

Por meio do software Zotero, programa livre e produzido para gerenciar dados bibliográficos e materiais relacionados a pesquisas científicas, organizamos e sistematizamos as referências bibliográficas consideradas pela equipe principal como importantes para a área. O banco foi organizado com o objetivo de permitir compartilhar entre os membros da pesquisa e aqueles interessados na história da psiquiatria e de outros saberes psicológicos toda a bibliografia mobilizada ao longo dos últimos três anos. Atualmente, contamos com 3.097 entradas, distribuídas entre fontes documentais e textos teórico-historiográficos. O software utilizado tem como característica principal a integração com navegadores, sincronização online, geração de citações em texto, rodapés e bibliografias, além da inserção com os processadores de texto.