História dos Saberes Psi

O segmento “História dos Saberes Psi” é produto da expressão coletiva e sistemática das ações desenvolvidas no Departamento de Arquivo e Documentação (DAD), do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes) e do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) e tem como objetivo congregar diferentes resultados oriundos dessas iniciativas no campo da psiquiatria, visando: ampliar o intercâmbio de instituições de pesquisa sobre o tema da história dos diferentes saberes que se ocupam do psíquico, dar visibilidade a trabalhos de pesquisadores e de alunos de diferentes níveis de senioridade e oferecer ferramentas tecnológicas para recuperação de informações arquivísticas, bibliográficas, iconográficas e audiovisuais  

 

Coordenação: Cristiana Facchinetti, Laurinda Rosa Maciel e Raísa Capela
E-mail: cristiana.facchinetti@fiocruz.br

 

Base de Dados História e Loucura

Tem a proposta de ser um repositório brasileiro de informações arquivísticas coletivas, voltado para pesquisas históricas em psiquiatria, psicologia, psicanálise, psicoterapias e saúde mental que contemplem nossas instituições por meio de documentos legislativos, administrativos e clínicos, dos gêneros textual, iconográfico, cartográfico, micrográfico, audiovisual e sonoro. A pesquisa na base permite diversos níveis de descrição de fundos e coleções.

 

Projetos Acadêmicos

 

Médicos que atuaram no Hospital Nacional dos Alienados

Esta seção é constituída por informações biobibliográficas de boa parte dos médicos, nas suas várias especialidades, que trabalharam no Hospício de Pedro II, posteriormente Hospital Nacional de Alienados, entre o ano de sua inauguração (1852) e do seu fechamento (1944). Detalha-se nome, nascimento e morte, filiação, tese de doutoramento em medicina, as funções ocupadas na instituição asilar, dados científicos e profissionais, parte da produção, foto e assinatura.

 

Depoimentos orais do projeto Movimento da reforma psiquiátrica no Brasil – história e memória

Reúne depoimentos de médicos psiquiatras sobre as mudanças ocorridas no atendimento ao doente mental, antes e depois de instituída a Reforma Psiquiátrica no Brasil. O depoimento de Lia Riedel é temático sobre a atuação de Gustavo Riedel, seu pai. Este grupo de profissionais teve atuação decisiva na década de 1980, quando tem início o processo de desinstitucionalização das instituições psiquiátricas no Brasil e de várias experiências de transformação da assistência em saúde mental com a implantação dos Centros de Atenção Psico-Social (Caps)

 

Vídeos relacionados a história dos saberes psi