História dos Saberes Psi

O segmento “História dos Saberes Psi” da BVS HPCS é produto da expressão coletiva e sistemática das ações desenvolvidas pela pesquisa acadêmica das áreas de história da loucura, psiquiatria, da saúde mental, da psicanálise, da psicologia, da eugenia, da higiene e similares.
Nosso objetivo é construir uma rede colaborativa, construindo um espaço de ciência democrática e de amplo acesso. Buscando aproximar a ciência de um público cada vez maior, este segmento visa divulgar dados e fontes de pesquisa e oferecer ao navegador da página informações variadas sobre os trabalhos aqui divulgados.
O material que deu início à BVS temática em torno dos saberes psi é resultado de uma investigação de três anos, composta por 10 pesquisadores (apoio: CNPq/PROEP/FIOCRUZ) e que produziu um volume expressivo de fontes primárias e secundárias. Estas foram selecionadas, organizadas de modo sistemático e vem sendo paulatinamente incluídas na BVS por nossa equipe. Mas a BVS pretende abrigar material de outras pesquisas, de modo que novas contribuições são muito bem-vindas. Os (as) interessados (as) em publicar nas seções desta página podem consultar as regras descritas no “Manual de Instrução aos Autores”.
 

 

Coordenação: Cristiana Facchinetti
Coordenação executiva: Bianca Reis
E-mail: historiaeloucura@fiocruz.br

 

  PESQUISANDO EM TEMPOS DE PANDEMIA: BIBLIOGRAFIA E ARQUIVOS DIGITAIS

Com o objetivo de apoiar as atividades de pesquisas acadêmicas durante o período de isolamento social e de restrição de acesso aos arquivos físicos criamos uma página com suportes nacionais e internacionais que disponibilizam seus acervos on-line para consulta. Confira!

 

  Base de Dados História e Loucura

Tem a proposta de ser um repositório brasileiro de informações arquivísticas coletivas, voltado para pesquisas históricas em psiquiatria, psicologia, psicanálise, psicoterapias e saúde mental que contemplem nossas instituições por meio de documentos legislativos, administrativos e clínicos, dos gêneros textual, iconográfico, cartográfico, micrográfico, audiovisual e sonoro. A pesquisa na base permite diversos níveis de descrição de fundos e coleções.


  Projetos, relatórios e produções acadêmicas

Nesta seção, pretende-se inserir toda produção técnica e acadêmica resultante de projetos de pesquisa sobre a história da loucura, psiquiatria e saberes psicológicos. A partir da contribuição de outras instituições, objetiva-se divulgar o conhecimento científico relacionados às temáticas psi e possibilitar o desenvolvimento de novas pesquisas históricas nesse campo. Contamos com o envio de novos projetos que desenvolvam trabalhos nas áreas alinhadas ao projeto.

 

  Vídeos, Entrevistas e Depoimentos Orais

Esta seção contém material audiovisual, documentos videográficos (entrevistas, documentários, filmes), entrevista e depoimentos orais. Aceita contribuições que sejam resultado de pesquisas sobre história da loucura e dos saberes psi. 

 

   Profissionais que atuaram no Hospital Nacional dos Alienados

Na seção, encontram-se quadros biobibliográficos dos psiquiatras que atuaram no HNA. Constam dados desde suas informações pessoais até suas trajetórias profissionais e acadêmicas. Espera-se que, ao longo do desenvolvimento de trabalhos que tratem desses personagens, novos quadros sejam elaborados e disponibilizados para o público.

 

  Banco de dados bibliográficos em história da loucura e dos saberes psi

Você vai encontrar aqui um banco com as principais referências bibliográficas mobilizadas pelo nosso grupo de pesquisa em história dos saberes psi (psiquiatria, psicanálise, psicologia, neurologia, eugenia e higiene mental). Atualmente, contamos com mais de 3.000 entradas, distribuídas entre fontes documentais e textos teórico-historiográficos.
O banco de dados foi desenvolvido no Zotero, um software livre que tem como característica principal a integração com navegadores, sincronização online, geração de citações em texto, rodapés e bibliografias, além da inserção com os processadores de textos. Dessa forma, pode ser um importante recurso para ajudá-lo a desenvolver textos acadêmicos, pois permite anexar documento, um PDF ou endereço web a uma referência, para acesso imediato; organizar as referências bibliográficas e o resultado de buscas em coleções; adaptar a bibliografia ao modelo solicitado pelos periódicos científicos, tais como Vancouver, ABNT, APA, entre outras; trabalhar em grupo, colaborando e compartilhando referências; além de permitir buscar seus documentos indexados e fazer a extração dos metadados.
Você conhece alguma bibliografia fundamental para o seu trabalho que não incluímos no nosso banco? Quer sugerir algum artigo importante, indexado? Você já está convidado a conhecer o nosso Banco de Dados Bibliográfico e a contribuir com essa rede colaborativa, nos enviando sugestões de bibliografia para o e-mail: historiaeloucura@fiocruz.br.


  Manual de Instrução aos Autores

Principais informações e orientações para os autores que desejam submeter material para ser publicado nas seções desta BVS.  

 

  Sites de Interesse


Cummings Center for the History of Psychology (CCHP)
Centre of the History of the Emotions
Crimono Corpus
Consortium History of of the Changes in Science, Technology and Medicine
Histore de la Psychologie