O que é

A Biblioteca Virtual em Saúde – História e Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (BVS HPCS), que teve seu Portal lançado em setembro de 2008, na ocasião da 5ª reunião de Coordenação Regional de Biblioteca Virtual em Saúde realizada no 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS 8), constitui um dos segmentos temáticos integrantes da Biblioteca Virtual em Saúde para América Latina e Caribe, iniciativa coordenada pelo Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).

A BVS HPCS se define como uma instância de convergência para a promoção, organização e realização da cooperação técnica entre as instituições relacionadas com a história e o patrimônio cultural das ciências e da saúde. Seu modelo se baseia na gestão compartilhada de fontes e fluxos de informação e conhecimento tratados como bens públicos e operados em rede na Web, com acesso aberto e universal. Tem por objetivo aumentar a visibilidade e os usos sociais do conhecimento científico, técnico e factual sobre a história e patrimônio cultural das ciências e da  saúde, contribuindo para a sua inserção nas políticas de saúde e para o desenvolvimento eficaz e equitativo dos sistemas nacionais de saúde.

Em 2018, a BVS HPCS foi reformulada e a organização e gestão passou a ser orientada por eixos temáticos coordenados por diferentes pesquisadores do campo da história e patrimônio cultural das ciências e da saúde. Os coordenadores de eixos tem como função promover a análise, seleção e validação das fontes de informação desta BVS, garantindo assim a qualidade da informação.

Coordenação: Rômulo de Paiva Andrade

Coordenação Executiva: Marcus Vinícius Pereira da Silva