Depoimentos Orais: História da Fome

Entrevista com D. Mauro

Dom Mauro Morelli é um bispo católico brasileiro e um grande expoente na luta contra fome e a desnutrição materno-infantil no Brasil, atuando em projetos como o Fome Zero e da Ação da Cidadania contra a Fome junto com Hebert de Souza, o Betinho. Dom Mauro foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. Sua renúncia ao Governo Diocesano foi aceita em 30 de março de 2005, pelo Papa São João Paulo II, tornando-se bispo emérito. Dom Mauro é autor dos livros “Como Fazer nova a República” e “Amanhecer do novo”.

Entrevista realizada por Rômulo de Paula Andrade e Gabriele Freitas.

Entrevista com Daniel de Souza

Daniel Carvalho de Souza é presidente do conselho da Ação da Cidadania (fundada por seu pai, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho) e, desde 1998, criou e produziu campanhas, ações e instrumentos de mobilização nas áreas da saúde, direitos humanos, educação, fome e meio ambiente. Atuou em produção de campanhas para o Ministério da Saúde, ONU, UNICEF, UNESCO, UNAIDS, ACNUR, UNODC e ONU Mulheres.

Entrevista realizada por Rômulo de Paula Andrade e Gabriele Freitas.

Entrevista com João Pedro Stedile

João Pedro Stedile, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), formou-se em Economia pela PUC do Rio Grande Sul e pós-graduou-se na Universidade Nacional do México (UNAM), onde estabeleceu contato com Ruy Mauro Marini, um dos expoentes da teoria da dependência. Ligado a setores progressistas da Igreja Católica, foi seminarista e assessorou a Comissão Pastoral da Terra no Rio Grande do Sul. Trabalhou na Secretaria de Agricultura de seu estado natal. É um dos fundadores e membro da direção nacional do MST e de organizações continentais latino-americanas, como a CLOC, e internacionais, como a Vía Campesina.

Entrevista realizada por Rômulo de Paula Andrade e Gabriele Freitas.

Entrevista com José Graziano da Silva

José Graziano da Silva contribuiu com mais de 30 anos de conhecimento acadêmico, profissional e político em questões relacionadas à segurança alimentar e ao desenvolvimento rural. Em particular, como Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), de 2012 a 2019, quando implementou a experiência acumulada com o programa Fome Zero no Brasil. O programa foi concebido por Graziano, que também liderou sua implementação enquanto Ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Entrevista realizada por Rômulo de Paula Andrade e Gabriele Freitas.

Entrevista com Milton Rondó

Milton Rondó, Diplomata aposentado, foi secretário socioeconômico do Instituto Ítalo-Latino Americano; vice-presidente do Comitê Consultivo do Fundo Central de Emergências da ONU e representante do Itamaraty no extinto Consea.

Entrevista realizada por Rômulo de Paula Andrade e Gabriele Freitas.

Entrevista com Rodrigo Kiko Afonso

Rodrigo Kiko Afonso é diretor executivo da Ação da Cidadania, Presidente Dínamo, Conselheiro CDESS (Conselhão do Gov. Federal), Conselheiro CONSEA nacional, Conselheiro Pacto Contra a Fome, Empreendedor Social Folha 2020, Carioca do Ano Revista Veja Rio 2022.

Entrevista realizada por Rômulo de Paula Andrade e Gabriele Freitas.

Entrevista com Tereza Campello

Tereza Helena Gabrielli Barreto Campello é uma economista, pesquisadora e ex-ministra de estado brasileira filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Atualmente, ela é professora titular da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da Faculdade de Saúde Pública da USP, professora visitante da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora do NUPENS/USP e Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo.

Entrevista realizada por Rômulo de Paula Andrade e Gabriele Freitas.

Entrevista com Renato Maluf

Renato Sérgio Jamil Maluf foi Conselheiro Titular (2003-2016) e Presidente (2007-2011) do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), da Presidência da República do Brasil. Membro do Comitê Diretivo do Painel de Alto Nível de Especialistas em Segurança Alimentar do Comitê das Nações Unidas de Segurança Alimentar Global, de 2010 a 2015. Integrante da Chaire Unesco Alimentations du MondeComité d´Orientation Stratégique (Collège Personnalités Qualifiées), sediada em Montpellier (França), desde 2011. Membro da Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional desde 1998. Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional de 2017 a 2021.

Entrevista realizada por Gabriele Freitas.