Papeleta do Hospício de Pedro Segundo (1853)

Tipo de documento clínico: Papeleta do Hospício de Pedro Segundo

Ano/período a que se refere o documento: 1853

Instituição/setor produtor do documento: Hospício de Pedro Segundo

Instituição de guarda do documento: Arquivo Permanente do Centro de Documentação e Memória do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira (IMASNS)

Comentário geral: As papeletas do Hospício de Pedro Segundo são documentos de registro de pacientes na instituição. Nelas há campos como nome, cor e raça, condição social, idade, profissão, temperamento, diagnóstico, as datas de entrada e saída do paciente, a causa do diagnóstico, observações, remédios, a classe em que o sujeito ficou internado no asilo, entre outros, que informam dados dos indivíduos que passaram pelo Hospício. Além disso, no campo observação podemos observar a assinatura do médico que acompanhou o caso. É importante destacar que, durante o período Imperial, as classes de internação eram subdivididas entre pagante (subdivida em “primeira classe”, “segunda classe” e “terceira classe”) e gratuita (chamada de “indigente”). Os pacientes que pagavam para estarem internados tinham, proporcionalmente, mais regalias que os pacientes da classe “indigente”, isto é, pessoas pobres cujas custas da internação ficavam a cargo do Estado imperial.

Tais informações eram preenchidas na entrada e ao longo da estadia dos pacientes no asilo, sendo atualizadas em relação aos remédios utilizados, as observações feitas pelo médico e caso houvesse mudança na classe onde o sujeito estava internado. As papeletas também eram atualizadas em caso de alta, pedido de licença e morte.

Pesquisadora: Alessandra Lima da Silva

Projeto de pesquisa de mestrado: O alcoolismo no Hospício Nacional de Alienados (1852-1903): uma análise dos discursos e das práticas médicas através dos prontuários.

Período da pesquisa: 2019 – 2021

Instituição de ensino e/ou pesquisa: Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz

Resultados de pesquisa divulgados em: SILVA, Alessandra Lima da. O alcoolismo no Hospício Nacional de Alienados (1852-1903): uma análise dos discursos e das práticas médicas através dos prontuários. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde), Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53512.

Como citar esta ficha (ABNT, 2018): SILVA, Alessandra Lima da. “Papeleta do Hospício de Pedro Segundo (1853)” In: BIBLIOTECA VIRTUAL EM HISTÓRIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA SAÚDE. Vitrine do Conhecimento História dos Saberes Psi. Galeria de Documentos Clínicos. Rio de Janeiro: Depes-COC-Fiocruz, 2023.

 

Acesse aqui o documento clínico