Tipo de documento clínico: Livro de Observações do Manicômio Judiciário do Rio de Janeiro
Ano a que se refere o documento: 1930-1939
Instituição/setor produtor do documento: Manicômio Judiciário do Rio de Janeiro (posteriormente, em 1955, denominado Manicômio Judiciário Heitor Carrilho e, em 1984, Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Heitor Carrilho).
Instituição de guarda do documento: Museu Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAP-RJ.
Comentário geral: Os livros de observações são documentos produzidos pelos peritos psiquiatras sobre suas observações no Manicômio Judiciário do Rio de Janeiro, que por sua vez, serviam de base para a produção dos laudos e pareceres psiquiátricos. Os livros de observações estão disponíveis para consulta tanto em seu formato físico original, quanto em seu formato digitalizado, por meio do uso de um computador disponibilizado pelo Museu Penitenciário.
Pesquisadora: Carolina Valente dos Santos Blanco
Projeto de pesquisa de mestrado: Dramas de sangue no cotidiano conjugal: Discursos psiquiátrico-criminológicos sobre os ‘crimes passionais’ (Rio de Janeiro, 1920-1930)
Período da pesquisa: 2020-2022
Instituição de ensino e/ou pesquisa: Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Resultados divulgados em: BLANCO, Carolina Valente dos Santos. Dramas de sangue no cotidiano conjugal: discursos psiquiátrico-criminológicos sobre os crimes passionais (Rio de Janeiro, 1920-1930). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde), Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://ppghcs.coc.fiocruz.br/images/dissertacao_carolina_valente_blanco.pdf
Como citar esta ficha (ABNT 2018): BLANCO, Carolina Valente dos Santos. “Livro de Observações do Manicômio Judiciário do Rio de Janeiro (1930-1939)” In: BIBLIOTECA VIRTUAL EM HISTÓRIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA SAÚDE. Vitrine do Conhecimento História dos Saberes Psi. Galeria de Documentos Clínicos. Rio de Janeiro: Depes-COC-Fiocruz, 2023.