Acervo da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde

O seu acervo é especializado em História da Medicina, História da Saúde Pública, História, Sociologia, Filosofia da Ciência e Patrimônio Cultural conta com cerca de 75 mil itens. Reúne obras que pertenceram aos primeiros cientistas de Manguinhos e notáveis médicos brasileiros, refletindo seus interesses e atividades profissionais. Além de reunir material de referência para pesquisa histórica, tem entre suas atribuições a preservação do acervo. Tem vocação para agregar coleções de livros que pertenceram a personalidades nas linhas temáticas do acervo. É aberta ao público em geral, com acesso gratuito.

 

   Consulte a Base COC 

 

Coleção Carlos Chagas

O material colecionado por Carlos Chagas são importantes obras detentoras da memória cientifica não apenas por ter sido um dos diretores do Instituto Soroterápico Federal, mas pelo seu interesse no campo de investigação e estudos sobre as doenças, especialmente a Tripanosiomíase Americana, popularmente conhecida com o Doença de Chagas.

Coleção Darcy Fontoura de Almeida

A coleção bibliográfica do cientista Darcy Fontoura de Almeida é constituída por livros sobre filosofia da ciência, história da ciência, educação brasileira, universidade e biografias de cientistas. Importante figura para a ciência brasileira, o geneticista carioca Darcy Fontoura de Almeida contribuiu pioneiramente com os estudos brasileiros em biofísica e genética, concentrando seu investimento intelectual na análise de sequências de nucleotídeos em genomas bacterianos completos e na história da ciência brasileira contemporânea, sobretudo, a sua divulgação.

Coleção Lourival Ribeiro

Quantitativamente expressiva no acervo desta biblioteca, na coleção deste médico e historiador da medicina brasileira há uma variedade de temas na área da saúde, tais como tuberculose, radiologia, história da medicina, biografias de médicos, compêndios e tratados médicos e discursos acadêmicos e obras autorais de Lourival Ribeiro, que denotam como suas pesquisas estiveram voltadas para a história da Medicina no Brasil.

Coleção Oswaldo Cruz

Ricamente composta de livros em língua alemã e francesa, a coleção de Oswaldo Cruz carrega seu estilo e de seus familiares. Expressa a paixão deste sanitarista pela ciência e abrange assuntos diversos como Microbiologia, Medicina Experimental, Doenças, Febre amarela, Tuberculose, Peste, Varíola, Sífilis, Botânica, Plantas Medicinais, Epistemologia, Expedições, Viagens, Geologia, Oceanografia, Técnicas Instrumentais, Equipamentos de Laboratório, Saúde pública, Reforma Sanitária, Religião, Guerras, Filosofia, Literatura, Poesia, Arte, Fotografia, Automóvel, Biografia, Música, Linguagem, Arquitetura, Urbanismo, Decoração, Psicologia e História.

Coleção Paulo Dias da Costa

Composta por itens de variadas áreas do conhecimento, sobretudo nas ciências médicas e biológicas, esta coleção é concentrada em medicina e seus campos de maior representatividade são sistema respiratório, neurologia, cardiologia. Os temas mais contemplados pelos itens da coleção são alergia e hipersensibilidade, asma, pneumopatias e doenças transmissíveis. A Coleção Paulo Dias da Costa ainda possui itens nas áreas de literatura, genética, história. Contudo, temas aparentemente menos correlatos também estão presentes, em menor ocorrência, nessa coleção, como filosofia, política e literatura.


Horário de atendimento, endereço e contatos

Segunda a sexta-feira, de 9h às 16h30.
Sala 410 do Prédio da Expansão da Fiocruz.
Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, Rio de Janeiro.
Tel.: +55 (21) 3882-9087 e 3882-9088
E-mail: bibliotecahcs@fiocruz.br