Depoimentos orais do projeto “Pavilhão Nossa Senhora dos Remédios: história e preservação patrimonial” (COC-Fiocruz)
Descrição: Reúne 10 depoimentos com ex-moradores do Pavilhão Nossa Senhora dos Remédios, que pertenceu à Colônia Juliano Moreira, instituição de internação psiquiátrica localizado em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. As entrevistas foram realizadas com o objetivo de gerar um acervo audiovisual para exposição e/ou documentário. Nos depoimentos se procurou resgatar a memória comunitária em sua relação com a criação e o desenvolvimento da área urbana da antiga Colônia Juliano Moreira, centrada na história do citado Pavilhão, que era dedicado às pacientes tuberculosas. Foi construído no início da década de 1940 e na década de 1970, passou a ser habitado por trabalhadores e suas famílias, gerando, ao longo de anos, um processo de ocupação desordenado que resultou em sua desocupação pela Fiocruz, que realizou a desapropriação e revitalização no contexto da formação do campus da Mata Atlântica.
Como resultados da pesquisa, foram geradas mais de 13h de depoimentos a partir das entrevistas orais, bem como produção bibliográfica correspondente, a saber: VENÂNCIO, Ana Teresa; MACIEL, Laurinda Rosa; ALMEIDA, Anna Beatriz de Sá; ZILLI, B.; MONNERAT, Silvia. Memórias coletivas e identidades sociais na história do Pavilhão Nossa Senhora dos Remédios (Colônia Juliano Moreira/RJ). In: VENANCIO, Ana Teresa; POTENGY, Gisélia. (Org.). O asilo e a cidade: histórias da Colônia Juliano Moreira. Rio de Janeiro: Garamond, 2015. p. 127-164.
Localização: os depoimentos orais do projeto estão sob a guarda e a preservação do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e encontra-se disponível para consulta, a partir de agendamento prévio, a todos os usuários interessados, em sua forma gravada ou transcrita.
Os áudios das entrevistas podem ser solicitados por meio de formulário eletrônico: https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-arquivos-historicos-da-fiocruz
Depoimentos orais do projeto Movimento da reforma psiquiátrica no Brasil – história e memória (1998-2003)
Descrição: Reúne nove depoimentos de médicos psiquiatras sobre as mudanças ocorridas no atendimento ao doente mental, antes e depois de instituída a reforma psiquiátrica no Brasil na década de 1980. O depoimento de Lia Riedel é temático sobre a atuação de Gustavo Riedel, seu pai. Este grupo de profissionais teve ativa participação no citado movimento nos anos 1980, quando tem início o processo de desinstitucionalização das instituições psiquiátricas no Brasil, com várias experiências de transformação da assistência em saúde mental com a implantação dos Centros de Atenção Psico-Social (Caps).
Como resultados da pesquisa, foram gerados mais de 30h em depoimentos, além de produção bibliográfica, a saber: MACIEL, Laurinda Rosa; SANTOS, Alessandra Rosa; AMARANTE, P. D. C.; GUEDES, A. C. S.; SANT’ANNA, Marilene Antunes; SANTOS, R. A. Projeto Memória da Psiquiatria no Brasil – Acervo de periódicos da Biblioteca de Manguinhos (Fundação Oswaldo Cruz). História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 3, n.3, p. 535-548, 1997.
Localização: os depoimentos orais do projeto estão sob a guarda e a preservação do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. As transcrições encontram-se disponíveis na Base Arch.
Os áudios das entrevistas podem ser solicitados por meio de formulário eletrônico: https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-arquivos-historicos-da-fiocruz
Fundo Renato Kehl
Descrição: Reúne cartas, cartões, boletins, textos e artigos científicos, discursos, folhetos, recortes de jornais e fotografias, entre outros documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do titular frente à campanha pela implantação da eugenia no Brasil.
Localização: os documentos do Fundo Renato Kehl estão sob a guarda e a preservação do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e encontra-se disponível para consulta, a partir de agendamento prévio, a todos os usuários interessados. O agendamento deve ser feito através do link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-arquivos-historicos-da-fiocruz