A história da psiquiatria e suas abordagens a partir das ciências sociais. Entrevista com Ana Venancio (Brasil es mucho más que samba) – Parte I e II
Em 2023, no podcast do Centro de Estudios Brasileños, a professora Ana Venancio refletiu sobre sua trajetória acadêmica e o impacto das reformas psiquiátricas no Brasil e na Espanha. A historiadora abordou diferentes fases da historiografia da psiquiatria brasileira – das abordagens tradicionais aos estudos contemporâneos, incluindo o uso de fontes como cartas e diários de pacientes – e destacou a importância das redes de pesquisa para estudos comparados. Além disso, discutiu como diagnósticos psiquiátricos, como o de esquizofrenia, são moldados por parâmetros científicos e culturais, explorando a interação entre ciência e sociedade. Uma conversa que convida a pensar a saúde mental de forma ampla e conectada à história coletiva.
Ouça a primeira parte:
Você pode ouvir a segunda parte aqui:
O Hospício da Praia Vermelha Do Império à República (Rio de Janeiro, 1852-1944) – Ciência e Letras (Canal Saúde – Fiocruz)
No episódio de agosto de 2023 do programa Ciência e Letras, o apresentador Renato Farias explora o livro O Hospício da Praia Vermelha: Do Império à República (Rio de Janeiro, 1852-1944), uma coedição da Editora Fiocruz e da Unifesp. A obra investiga o Hospital Nacional de Alienados (HNA) no contexto imperial e republicano.
Para discutir a publicação, o programa recebe os organizadores Ana Teresa Venancio, historiadora da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Allister Teixeira Dias, doutor em História das Ciências. Ambos integram a Red Iberoamericana de Historia de la Psiquiatría, trazendo à tona reflexões sobre saúde mental e história social no Brasil.
Assista ao episódio completo para entender os bastidores dessa pesquisa:
Maria Carolina, a princesa brasileira morta pelos nazistas em câmara de gás
O artigo de André Bernardo, publicado pela BBC Brasil em 25 de junho de 2023, narra a trágica história de Maria Carolina de Saxe-Coburgo e Bragança, princesa brasileira que foi assassinada pelos nazistas em 1941. O historiador Pedro Muñoz colaborou na construção do conteúdo, detalhando aspectos da eutanásia nazista, referindo-se à ação T4, que visava eliminar pessoas consideradas “indesejáveis”, como os deficientes físicos e mentais.
Acesse a matéria completa aqui.
Assistência e Ciência no Hospício da Praia Vermelha
No dia 4 de abril de 2023, o projeto História nas Redes apresentou uma live com o tema “Assistência e Ciência no Hospício da Praia Vermelha”. Moderada por Laurinda Maciel, a discussão contou com a participação de Ana Teresa Venancio e Allister Teixeira Dias. Os debatedores abordaram aspectos históricos e científicos da assistência prestada no Hospício da Praia Vermelha, destacando suas conexões com as transformações sociais e institucionais da época.
Confira:
O Hospício da Praia Vermelha do Império à República – Entrevista para o Blog HCS-Manguinhos.
Em março de 2023, a revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos publicou uma entrevista com a historiadora Ana Teresa Venancio sobre o livro O Hospício da Praia Vermelha: Do Império à República (Rio de Janeiro, 1852-1944), organizado por ela e por Allister Teixeira Dias. Na conversa, Ana Venancio abordou os principais temas da obra, que investiga o papel do Hospital Nacional de Alienados nas transformações sociais, políticas e científicas do Brasil entre os períodos imperial e republicano, além de destacar os desafios e inovações na pesquisa histórica sobre saúde mental.
Confira a entrevista completa no site da revista: leia aqui
Quem somos nós, loucos?!
No episódio de 19 de janeiro de 2023, o historiador André Bernardo conversa com a historiadora Yonissa Marmitt Wadi. Yonissa compartilha suas pesquisas sobre a história da loucura e da psiquiatria no Brasil, explorando questões de subjetividade, gênero, classe e raça, com foco em sua obra sobre a luta pelo fim dos manicômios. Ela também discute as contribuições de Foucault e Pelbart na compreensão da loucura, além da importância de uma escuta histórica atenta.
Ouça o episódio completo:
Gênero: uma categoria útil de análise da história da psicocirurgia
No dia 7 de abril de 2022, a pós-doutoranda do PPGHCS/COC/Fiocruz, Eliza Toledo, vencedora do 7º Prêmio de Teses da Anpuh (2021), apresentou a conferência intitulada Gênero: uma categoria útil de análise da história da psicocirurgia. Nesta apresentação da pesquisa de sua tese, Eliza discutiu sobre a circulação e aplicação da psicocirurgia no Hospital Psiquiátrico do Juquery (São Paulo, 1936-1956).
Dr. Juliano Moreira 149 anos: Saúde Mental e racismo científico
Em janeiro de 2022, a professora Ana Teresa A. Venancio participou do debate virtual Dr. Juliano Moreira 149 anos: Saúde Mental e racismo científico, encontro promovido pelo programa Debate Petroleiro da Rede TVT.
Temas Transversais em Saúde: História da Medicina
No dia 10 de dezembro de 2021 a pesquisadora Ana Teresa A. Venancio, foi uma das convidadas do programa , promovido pelo Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP e a Comissão de Cultura e Extensão Universitária da USP. Ela compartilhou a apresentação online “O asilo e a cidade: histórias da Colônia Juliano Moreira (1912-1981)”, com transmissão pelo canal Cultura e Extensão FMUSP no Youtube.
Loucura, melancolia e gênero
Em novembro de 2021, a pesquisadora Yonissa M. Wadi foi convidada pelo canal Histórias nas Redes para debater sobre o tema Loucura, Melancolia e Gênero. A palestra foi transmitida pelo Instagram e YouTube vinculados ao canal.
Disponível no Youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=7-kwQFaSoE4
Um breve percurso pela história e memória da psiquiatria no Paraná
Em 23 de setembro de 2021, durante a 15ª Primavera do Museus, o Museu da Medicina do Paraná organizou a mesa virtual: Um breve percurso pela história e memória da psiquiatria no Paraná, a qual contou com a presença da pesquisadora Yonissa M. Wadi debatendo sobre o Hospital Nossa Senhora da Luz, primeira instituição de assistência aos enfermos mentais no Paraná.
Locura em el archivo: fuentes y metodologías para el estudio de las disciplinas psi
Em 9 de setembro de 2021 o Encontro às Quintas, evento acadêmico do PPGHCS/ Casa de Oswaldo Cruz, recebeu as pesquisadoras Teresa Ordorika (Universidade Nacional Autônoma do México), Alejandra Golcman (Universidade Nacional de Tucumán, Argentina) e Cristina Sacristán (Instituto Mora, México) para mesa redonda sobre o livro Locura en el archivo: fuentes y metodologías para el estudio de las disicplinas psi, recém publicado pela Universidad Nacional Autonoma de Mexico
Negacionismos, anti-intelectualismo e formação da comunidade científica
No dia 12 de agosto de 2021, o pesquisador Flávio C. Edler apresentou a conferência intitulada Negacionismos, anti-intelectualismo e formação da comunidade científica, a convite do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá.
Traumas e emoções em tempos de crise
No dia 9 de julho de 2021, as pesquisadoras Ana Teresa A. Venancio e Cristiana Facchinetti mediaram a Terceira Mesa do Ciclo de Debates História em Tempos Pandêmicos. A partir do tema Traumas e emoções sociais em tempos de crise, a mesa contou com a participação de Maria Cláudia Coelho (UERJ), Durval Muniz de Albuquerque Junior (UFRN) e Francisco Carlos Teixeira Silva (UFRJ/UFJF).
O cárcere além das paredes e a luta pela emancipação
No dia 2 de junho de 2021, a convite do Centro Acadêmico Carla Françoia – Psicologia, PUC/PR, a pesquisadora Yonissa Marmitt Wadi palestrou sobre o tema O ponto de vista de uma louca: uma antologia de Stela do Patrocínio.
O Asilo e a Cidade: história da assistência psiquiátrica na Colônia Juliano Moreira
No dia 04 de maio de 2021, a pesquisadora Ana Teresa A. Venancio esteve no canal “Me conta essa história” (YouTube) para conversar sobre O Asilo e a Cidade: História da Assistência Psiquiátrica na Colônia Juliano Moreira, tema do livro organizado por ela e por Gisélia Potengy Potengy.
100 anos do Hospício Nacional de Alienados
A pesquisadora Cristiana Facchinetti participou do canal do YouTube Parresiando para falar sobre o tema “100 anos de história do Hospício Nacional de Alienados”. Na ocasião, a pesquisadora falou sobre os distintos olhares sobre a arte produzida por internos de hospitais psiquiátricos no Brasil.