As fontes de informação sobre a história da hanseníase foram desenvolvidas em sua maioria no âmbito do projeto ‘Memória e história da hanseníase’, desenvolvido em uma parceria entre o Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (DAD/COC), o Laboratório de Hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre 2002 e 2010. Nesse período, criamos um acervo de depoimentos de história oral e acumulamos demais fontes documentais acerca da temática.
A ideia é que tenhamos neste espaço diferentes fontes históricas para pesquisa que se encontram armazenadas no DAD/COC, mas também em outros espaços culturais e acadêmicos. Este patrimônio documental e arquivístico acerca da história da saúde pública e das ciências no país, mostra uma parte considerável desta temática e a hanseníase.
Nosso objetivo é disponibilizar material que seja útil ao pesquisador e cooperar com a preservação deste patrimônio.
Coordenação: Laurinda Rosa Maciel
E-mail: laurinda.maciel@fiocruz.br
Acervo de Depoimentos
O projeto “Memória e história da hanseníase no Brasil através de seus depoentes (1960-2000)” foi desenvolvido entre 2002 e 2010, tendo como um dos produtos um acervo de depoimentos de história oral com personagens que, de alguma forma, fizeram parte desta história. São gestores, médicos, enfermeiros, psicológicos ou pacientes e ex-pacientes que foram interrogados a respeito de suas práticas profissionais, o tratamento para a doença, os processos de adoecimento e ser paciente de hanseníase, dentre outros tantos. Para além deste acervo específico, fazem parte outras entrevistas coletadas em diferentes projetos e iniciativas da COC, cujo tema específico é a hanseníase e/ou lepra e as políticas públicas em diferentes aspectos e contextos.
Catálogo de depoimentos: Memória e história da hanseníase no Brasil através de seus depoentes (1960-2000)
Vídeos