Teses e Dissertações

Dissertações e teses defendidas orientadas por pesquisadores do Grupo de Pesquisa “O físico, o mental e o moral na história dos saberes médicos e psicológicos”.

 

Dissertações de mestrado

1. ARAÚJO, Franciele Aparecida de. “A loucura encontra seu lugar“: um estudo sobre o processo de constituição da assistência psiquiátrica no Hospital Filadélfia de Marechal Cândido Rondon/PR.  Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2011. Orientador: Yonissa Marmitt Wadi.

 

2. ARAÚJO, Priscila de Oliveira. Imagem e Ciência: produção e usos da fotografia em periódicos especializados no Rio de Janeiro (1905-1930).  Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, 2020. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

3. BERALDO, Renilson. Ciência e associativismo médico: medicina legal e psiquiatria na Terra dos Pinheirais (1930-1941). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2016. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

4. BLANCO, Carolina Valente dos Santos. Dramas de sangue no cotidiano conjugal: Discursos psiquiátrico-criminológicos sobre os crimes passionais (Rio de Janeiro, 1920-1930). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2022. Orientador: Cristiana Facchinetti

 

5. BRAGA, André Luiz de Carvalho. O Serviço Nacional de Doenças Mentais no Governo JK: a assistência psiquiátrica para o Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2013. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

6. BRAGA, Douglas de Araújo Ramos. Higiene, educação e assistência na experiência do Asilo dos Meninos Desvalidos (1875-1889). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2014. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Flavio Coelho Edler.

 

7. CAPELA, Raisa Monteiro. O papel das fotografias no processo de institucionalização da Psiquiatria (1906-1930). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2021. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

8. CARVALHO, Jakeline Santos. Caminhos para a reforma psiquiátrica no Hospital Colônia Adauto Botelho (1980-2002). Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Yonissa Marmitt Wadi.

 

9. CASSILIA, Janis Alessandra Pereira. Doença Mental e Estado Novo: a loucura de um tempo. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2011. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

10. CERQUEIRA, Ede Conceição Bispo. A Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal: debates sobre ciência e assistência (1907-1933) . Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2014. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

11. CORDEIRO, Solange. Discurso e escrita de si na obra Hospício é Deus de Maura Lopes Cançado. Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2014. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Yonissa Marmitt Wadi.

 

12. CRESTANI, Aline Michelli. “Eu sou uma pessoa normal, entendeu?” Gênero, corpos e subjetividades na pornografia. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS SOCIAIS) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2019. Orientador: Yonissa Marmitt Wadi.

 

13. CRUZ, Ygor Martins da. Presença e participação feminina na psiquiatria brasileira: a trajetória da Dra. Alice Marques dos Santos (Rio de Janeiro, 1928-1964). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2022. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

14. CUNHA, Cecília de Menezes Sobreira. A fundação da Casa de Saúde Santa Teresa em Crato-CE (1970): história local, médicos e políticas públicas para a área psiquiátrica. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2013. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

15. CUPELLO, Priscila Céspede. A mulher (A) Normal: Representações do Feminino em Periódicos Científicos e Revistas Leigas de Grande Circulação na Cidade do Rio de Janeiro (1925-1933). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2013. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

16. FABRÍCIO, André Luiz da Conceição. A assistência psiquiátrica no contexto das políticas públicas de saúde (1930-1945). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2009. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

17. FELÍCIO, Leandro Alves. A moralização do sexo: os debates sobre a educação sexual na Iª Conferência Nacional de Educação, 192. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2012. Orientador: Flavio Coelho Edler.

 

18. FREITAS, Ricardo Cabral de. O Físico e o Moral na Dissertação sobre as paixões da alma (1753) de Antonio Ribeiro Sanches (1699-1783). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2012. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Flavio Coelho Edler.

 

19. GUIMARÃES, João Luiz Garcia. Efeitos da música: terapia musical e cultura da sensibilidade na França (1750 – 1789). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Flavio Coelho Edler.

 

20. GUIMARÃES, Maria Regina Cotrim. Civilizando as Artes de Curar: Chernoviz e os Manuais de Medicina Popular no Império. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2003. Orientador: Flavio Coelho Edler.

 

21. OLIVEIRA JÚNIOR, Alcidésio de Oliveira. Penas Especiais para homens especiais: As teorias biodeterministas na criminologia brasileira na década de 1940. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2005. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Flavio Coelho Edler.

 

22. LAZARI, Rafael Guimarães Ferreira. Histórias da Loucura: Percursos da Atenção Psicossocial no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Atenção Psicossocial) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018. Coorientador: Cristiana Facchinetti.

 

23. LIMA, Rodrigo Ramos. Terra de ninguém ou a terra de todo mundo? A opoterapia como recomendação para o tratamento de homossexuais detidos no Laboratório de Antropologia Criminal do Rio de Janeiro (1931-1951). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2016. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

24. MAGNANI, Maria Cláudia Orlando. O hospício de Diamantina (1889-1906). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2004. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

25. MARCONDES, Sérgio Ribeiro de Almeida. “Nós, os charlatães”: Gastão Pereira da Silva e a divulgação da psicanálise em O Malho (1936-1944). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2015. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

26. MATHIAS, Catia Maria. O Pavilhão de Observação na Psiquiatria do Distrito Federal – A Gestão de Henrique Roxo (1921-1945). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2017. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

27. MELLONI, Maria Teresa Saraiva. O Movimento Psicanalítico no Rio de Janeiro (1937-1959): um processo de institucionalização. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2009. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

28. MENEZES, Cleice de Souza. Um vasto asilo seria, assim, a Guanabara: políticas e assistência psiquiátrica, entre 1966 e 1978. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2012. Centro Nacional de Pesquisa. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

29. MOURA, Vanessa de Almeida. Marialzira Perestrello: A trajetória profissional de uma psicanalista carioca (1934-1962). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2019. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

30. MUÑOZ, Pedro Felipe Neves de. Degeneração atípica: uma incursão ao arquivo de Elza. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2010. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

31. OLIVEIRA, Eduardo Gomes. Assistência a alienados na Santa Casa de Misericórdia do Maranhão (1882-1892). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2011. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

32. OLIVEIRA, Carem Aline de. Movimento antifeminista: discursos e ativismos de mulheres nas redes sociais, impressos e eventos (2015-2019). Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2020. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Yonissa Marmitt Wadi.

 

33. OLIVEIRA, Pedro Henrique Ferreira Danese. Institucionalização do alienismo nos periódicos médicos (Rio de Janeiro, 1832-1852). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2016. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

34. PARTEKA, Thamara. Rodrigo de Souza Leão: esquizofrenia e literatura na composição da vida como obra de arte (Rio de Janeiro 1985-2009). Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2016. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Yonissa Marmitt Wadi.

 

35. PATRASSO, André Luís de Almeida. A Escola de Polícia do Rio de Janeiro: ciência, identificação e educação profissional (1912 – 1918). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2015. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Flavio Coelho Edler.

 

36. PEREIRA, Clarice de Sá Carvalho. Conversas e Controvérsias: uma análise da constituição do TDAH no cenário científico e educacional brasileiro. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2009. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

37. PETRINI, Abigail Duarte. Interdito: jogos de loucura, saber e poder nos processos de interdição de Guarapuava (1940-1950). Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2013. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Yonissa Marmitt Wadi.

 

38. PIERAZO, Isabela Olsen. Arte e loucura em um estudo de caso no CAPS II em Toledo-PR. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS SOCIAIS) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2019. Orientador: Yonissa Marmitt Wadi.

 

39. REBOLLEDO, Mauricio Becerra. Fundamentos organicistas e práticas laboratoriais na patologização das drogas no Brasil e no Chile (meados do século XIX ao início do século XX). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2015. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

40. RIBEIRO, Daniele Corrêa. O Hospício de Pedro II e seus internos no ocaso do Império: desvendando novos significados.  Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2012. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Flavio Coelho Edler.

 

41. SANTOS, Diego Luiz dos. Eu era oficialmente uma artista louca: uma análise da autobiografia em quadrinhos de Ellen Forney. Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Yonissa Marmitt Wadi.

 

42. SANTOS, Tainá Raue dos. O Canto do Tordo: violência, trauma e guerra na distopia Jogos Vorazes. Dissertação (Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2019. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Yonissa Marmitt Wadi.

 

43. SILVA, Beatriz da. A história da saúde mental de Itaguaí/RJ: a construção de uma rede de cuidados. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

44. SILVA, Naillivy Carvalho da. A construção histórica de psicopatologias vinculadas ao espiritismo (Rio de Janeiro, 1910-1939).  Dissertação (História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, 2022.  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Ana Teresa Acatauassú Venancio

 

45. SILVA, Renata Prudencio da. Medicina, Psiquiatria e Educação para a Infância: o Pavilhão-Escola Bourneville no início do século XX. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2008. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

46. ZARA, Telma Beiser de Melo. Me transformei com esse falatório todinho: cotidiano institucional e processo de subjetivação em Stela do Patrocínio. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2014. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Yonissa Marmitt Wadi.

 

Teses de doutorado

1. ACCORSI, Giulia Engel. Sífilis, loucura e civilização: a paralisia geral progressiva e a institucionalização do campo neuropsiquiátrico no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2020. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

2. ADIALA, Júlio Cesar. Drogas, Medicina e Civilização na Primeira República. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2011. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

3. AZEVEDO, Roberto Cesar Silva de. A loucura nos impressos da Corte do Rio de Janeiro na Primeira Metade do Século XIX. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2018. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

4. BARGUIL, Carmen Maria Kligman. O lugar e o valor da fisioterapia na terapêutica médica: a medicina prática nos primeiros trinta anos do século XX. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2011. Fundação Oswaldo Cruz. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio. Co-orientador: Flávio Coelho Edler.

 

5. BELMONTE, Pilar Rodriguez. História da homossexualidade: ciência e contra-ciência no Rio de Janeiro (1970-2000). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2009. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

6. BERALDO, Renilson. “O espirito é a expressão do corpo”: holismo médico, constitucionalismo e psiquiatria no Brasil (1920-1940). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2021. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

7. BRAGA, André Luiz de Carvalho. A assistência psiquiátrica no Brasil: as ações do Ministério da Saúde (1961-1979). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2019.  Fundação Oswaldo Cruz. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

8. CASTRO, Rafael Dias de. A sublimação do ‘id primitivo’ em ‘ego civilizado’: o projeto dos psiquiatras-psicanalistas para civilizar o país (1926-1944). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2014. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

9. CERQUEIRA, Ede Conceição Bispo. Claudio de Araújo Lima e a divulgação de teorias médico-psicológicas no Rio de Janeiro (1940-1959). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2019. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

10. DIAS, Allister Andrew Teixeira. Arquivos de ciências, crime e loucuras: Heitor Carrilho e o debate criminológico entre as décadas de 1920 e 1940. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2015. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Flavio Coelho Edler.

 

11. FREITAS, Ricardo Cabral de. Os sentidos e as ideias: a trajetória intelectual de Francisco de Mello Franco na ilustração luso-brasileira (1776-1823). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2017. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Flavio Coelho Edler.

 

12. GONÇALVES, Monique de Siqueira. Mente sã, corpo são: disputas, debates e discursos médicos na busca pela cura das nevroses e da loucura na Corte Imperial (1850-1880). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2011. Orientador: Flavio Coelho Edler

 

13. GUIMARÃES, Maria Regina Cotrim. Os catedráticos de Clínica Médica e as propostas de reforma do ensino médico no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2009. Orientador: Flavio Coelho Edler.

 

14. JABERT, Alexander. De médicos e médiuns: medicina, espiritismo e loucura no Brasil da primeira metade do século XX. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2008. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

15. MARCONDES, Sérgio Ribeiro de Almeida. “O romance de uma vida psicanalítica”: Emilio Rodrigué e as histórias da psicanálise. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2021. Centro Nacional de Pesquisa. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

16. MATAMALA-SANDOVAL, Felipe Andrés. La transmisión de la tortura en la segunda generación de hijos/as del Programa de Reparación y Atención en Derechos Humanos (PRAIS) de Chile. Tese (Doutorado em Programa de Posgrado en Psicología) – Universidad Diego Portales, 2018. Orientador: Mariano Honorato. Coorientador: Cristiana Facchinetti.

 

17. MORAES, Monica Cristina de. No canto do isolamento: loucura e tuberculose no Hospício Nacional de Alienados (1890-1930). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2020. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

18. MUÑOZ, Pedro Felipe Neves de. À luz do biológico: psiquiatria, neurologia e eugenia nas relações Brasil-Alemanha (1900-1942). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2015. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

19. PAULA, Richard Negreiros de. Paciente duplicado: psiquiatria e justiça no Rio de Janeiro, entre as décadas de 1890 e 1910. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2011. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Flavio Coelho Edler.

 

20. RIBEIRO, Daniele Corrêa. Os sentidos do Hospício de Pedro II: dinâmicas sociais na constituição da Psiquiatria brasileira (1842- 1889). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2016. Orientador: Flavio Coelho Edler.

 

21. SILVA, Renata Prudêncio da. As ciências de Afrânio Peixoto: higiene, psiquiatria e medicina-legal (1892-1935). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2014. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Teresa Acatauassú Venancio.

 

22. SILVA, Simone Santos de Almeida. Iluminismo e ciência luso-brasileira: uma semiologia das doenças nervosas no período joanino. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2012. Centro Nacional de Pesquisa. Orientador: Cristiana Facchinetti.

 

23. TAVARES, Rodrigo Japur Duarte. A colônia de psicopatas de Carmo 1947-1969: Primeiras considerações da assistência. Tese (Doutorado em Instituto de Estudos em Saúde Coletiva) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. Coorientador: Cristiana Facchinetti.

 

24. TOLEDO, Eliza Teixeira de. A circulação e aplicação da psicocirurgia no Hospital Psiquiátrico do Juquery, São Paulo: uma questão de gênero (1936-1956). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2019. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cristiana Facchinetti.