Disciplinas ministradas

Disciplinas ministradas a partir de 2018 por pesquisadores do Grupo de Pesquisa “O físico, o mental e o moral na história dos saberes médicos e psicológicos”.

História da Loucura e da Psiquiatria: problemas e fontes (PPGHCS-Fiocruz, 2022)

Professores: Ana Teresa Venâncio e  Carlos Eduardo Estellita-Lins

No segundo semestre de 2022 a disciplina eletiva do PPGHCS História da Loucura e da Psiquiatria: problemas e fontes, ministrada pelos pesquisadores Ana Teresa A. Venancio e Carlos Eduardo Estellita-Lins, visou discutir a relação entre a construção do objetos de investigação e estatuto de diferentes tipos de fontes primarias para a história dos saberes psiquiátricos e criminológicos.

 

História e Historiografia dos saberes criminológicos (PPGHCS-Fiocruz, 2021)

Professores: Flávio Edler, Carlos Estellita-Lins e  Allister T. Dias

Durante o primeiro e segundo semestres de 2021, os pesquisadores Flávio Edler, Carlos Estellita-Lins e Allister T. Dias ministraram a disciplina eletiva História e Historiografia dos saberes criminológicos (Parte I e II) no PPGHCS.

 

História da Psiquiatria e diversidade no Brasil (PPGHCS-Fiocruz, 2020)

Professores: Cristiana Facchinetti, Eliza Toledo e  Flávio Edler

No segundo semestre de 2020, as pesquisadoras Cristiana Facchinetti e Eliza Toledo, juntamente com Flávio Edler, ofertaram a disciplina História da Psiquiatria e diversidade no Brasil.

 

História e historiografia da psiquiatria no Brasil (PPGHCS-Fiocruz, 2019)

Professores: Ana Teresa Venancio, Allister Teixeira Dias e Mariano Ruperthuz Honorato

No segundo semestre de 2019, a professora Ana Teresa Venancio ministrou a disciplina História e historiografia da psiquiatria no Brasil, que contou com Allister Teixeira Dias e Mariano Ruperthuz Honorato como professores convidados.

 

Técnica, tecnologia e objetos: introdução aos Social Studies of Technologie do Antropoceno (PPGHCS-Fiocruz, 2019)

Professores: Flávio Edler e Carlos Eduardo Estellita-Lins

No decorrer do primeiro semestre de 2019, a disciplina Técnica, tecnologia e objetos: introdução aos Social Studies of Technologie do Antropoceno foi ofertada pelos professores Flávio Edler e Carlos Eduardo Estellita-Lins.

 

História e Cultura (PPGH-Unioeste, 2018)

Professores: Yonissa Marmitt Wadi

Durante o segundo semestre de 2018 e primeiro de 2019, a professora Yonissa Marmitt Wadi ministrou a disciplina História e Cultura no mestrado do PPGH da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Dentre os conteúdos programáticos, analisou-se a contribuição de Michel Foucault para pensar a produção histórica de subjetividades.

 

Histórias da Loucura e da Psiquiatria: conversas com Foucault (PPGHCS- Fiocruz, 2018)

Professores: Ana Teresa Venancio, Carlos Eduardo Estellita-Lins, Flávio Edler e Allister Teixeira Dias

Durante o segundo semestre de 2018, a professora Ana Teresa Venancio (PPGHCS/COC), juntamente com os professores Carlos Eduardo Estellita-Lins (ICICT/FIOCRUZ), Flávio Edler (PPGHCS/COC) e Allister Teixeira Dias, ofertaram a disciplina Histórias da Loucura e da Psiquiatria: conversas com Foucault.

 

História da Psicopatologia (PPGHCS – IPUB/UFRJ, 2018)

Professores: Cristiana Facchinetti e Octavio Serpa Jr.

No primeiro semestre de 2018, a professora Cristiana Facchinetti (PPGHCS/COC), juntamente com o professor Octavio Serpa Jr. (IPUB/UFRJ), ministraram a disciplina História da Psicopatologia. A disciplina foi oferecida aos alunos do PPGHCS/COC/FIOCRUZ, bem como do IPUB/UFRJ.