Debates, Conferências e Lives

100 anos do Hospício Nacional de Alienados

A pesquisadora Cristiana Facchinetti participou do canal do YouTube Parresiando para falar sobre o tema “100 anos de história do Hospício Nacional de Alienados”. Na ocasião, a pesquisadora falou sobre os distintos olhares sobre a arte produzida por internos de hospitais psiquiátricos no Brasil.

 

O Asilo e a  Cidade: história da assistência psiquiátrica na Colônia Juliano Moreira

No dia 04 de maio de 2021, a pesquisadora Ana Teresa A. Venancio esteve no canal “Me conta essa história” (YouTube) para conversar sobre O Asilo e a Cidade: História da Assistência Psiquiátrica na Colônia Juliano Moreira, tema do livro organizado por ela e por Gisélia Potengy Potengy.

 

O cárcere além das paredes e a luta pela emancipação

No dia 2 de junho de 2021, a convite do Centro Acadêmico Carla Françoia – Psicologia, PUC/PR, a pesquisadora Yonissa Marmitt Wadi palestrou sobre o tema O ponto de vista de uma louca: uma antologia de Stela do Patrocínio.

 

Traumas e emoções em tempos de crise

No dia 9 de julho de 2021, as pesquisadoras Ana Teresa A. Venancio e Cristiana Facchinetti mediaram a Terceira Mesa do Ciclo de Debates História em Tempos Pandêmicos. A partir do tema Traumas e emoções sociais em tempos de crise, a mesa contou com a participação de Maria Cláudia Coelho (UERJ), Durval Muniz de Albuquerque Junior (UFRN) e Francisco Carlos Teixeira Silva (UFRJ/UFJF).

 

Negacionismos, anti-intelectualismo e formação da comunidade científica

No dia 12 de agosto de 2021, o pesquisador Flávio C. Edler apresentou a conferência intitulada Negacionismos, anti-intelectualismo e formação da comunidade científica, a convite do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá.

 

Locura em el archivo: fuentes y metodologías para el estudio de las disciplinas psi

Em 9 de setembro de 2021 o Encontro às Quintas, evento acadêmico do PPGHCS/ Casa de Oswaldo Cruz, recebeu as pesquisadoras Teresa Ordorika (Universidade Nacional Autônoma do México), Alejandra Golcman (Universidade Nacional de Tucumán, Argentina) e Cristina Sacristán (Instituto Mora, México) para mesa redonda sobre o livro Locura en el archivo: fuentes y metodologías para el estudio de las disicplinas psi, recém publicado pela Universidad Nacional Autonoma de Mexico

 

Um breve percurso pela história e memória da psiquiatria no Paraná

Em 23 de setembro de 2021, durante a 15ª Primavera do Museus, o Museu da Medicina do Paraná organizou a mesa virtual: Um breve percurso pela história e memória da psiquiatria no Paraná, a qual contou com a presença da pesquisadora Yonissa M. Wadi debatendo sobre o Hospital Nossa Senhora da Luz, primeira instituição de assistência aos enfermos mentais no Paraná.

 

Loucura, melancolia e gênero

Em novembro de 2021, a pesquisadora Yonissa M. Wadi foi convidada pelo canal Histórias nas Redes para debater sobre o tema Loucura, Melancolia e Gênero. A palestra foi transmitida pelo Instagram e YouTube vinculados ao canal.

Disponível no Youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=7-kwQFaSoE4

 

Temas Transversais em Saúde: História da Medicina

No dia 10 de dezembro de 2021 a pesquisadora Ana Teresa A. Venancio, foi uma das convidadas do programa , promovido pelo Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP e a Comissão de Cultura e Extensão Universitária da USP. Ela compartilhou a apresentação online “O asilo e a cidade: histórias da Colônia Juliano Moreira (1912-1981)”, com transmissão pelo canal Cultura e Extensão FMUSP no Youtube.

 

Dr. Juliano Moreira 149 anos: Saúde Mental e racismo científico

Em janeiro de 2022, a professora Ana Teresa A. Venancio participou do debate virtual Dr. Juliano Moreira 149 anos: Saúde Mental e racismo científico, encontro promovido pelo programa Debate Petroleiro da Rede TVT.

 

Gênero: uma categoria útil de análise da história da psicocirurgia

No dia 7 de abril de 2022, a pós-doutoranda do PPGHCS/COC/Fiocruz, Eliza Toledo, vencedora do 7º Prêmio de Teses da Anpuh (2021), apresentou a conferência intitulada Gênero: uma categoria útil de análise da história da psicocirurgia. Nesta apresentação da pesquisa de sua tese, Eliza discutiu sobre a circulação e aplicação da psicocirurgia no Hospital Psiquiátrico do Juquery (São Paulo, 1936-1956).