História do Câncer

As fontes de informação sobre a História do Câncer foram desenvolvidas no âmbito do projeto “História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas” em parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz (COC) e o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e se propõe a elaborar conhecimentos históricos sobre a trajetória das ações de controle do câncer no Brasil, assim como, produzir, coletar e organizar acervos de fontes orais, documentais e iconográficas relevantes para o estudo do tema.

Coordenação: Luiz Antonio Teixeira
E-mail: luiz.teixeira@fiocruz.br

Acervo de  depoimentos

Por meio da metodologia da História Oral, o projeto tem produzido um amplo conjunto de depoimentos de profissionais e gestores de saúde. O desenvolvimento deste acervo de fontes orais sobre a trajetória do controle do câncer no Brasil visa à preservação da memória das instituições e atividades relacionadas à doença, e contribui para a produção de análises históricas sobre o controle do câncer no país.

Acervo de imagens

Disponibiliza banco de imagens de campanhas educativas sobre o controle do câncer no Brasil, exposições virtuais sobre “Campanhas educativas de prevenção do câncer do colo do útero no Brasil“, “O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória” e “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil” e e galerias de imagens da “Fundação das Pioneiras Sociais” e do “Álbum Mario Kroeff“.

Produção científica

Reúne a produção científica (artigos, trabalhos apresentados em eventos, livros e capítulos de livros) produzidos no âmbito do projeto “História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas” .