História da Hanseníase

As fontes de informação sobre a história da hanseníase foram desenvolvidas em sua maioria no âmbito do projeto ‘Memória e história da hanseníase’, desenvolvido em uma parceria entre o Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (DAD/COC), o  Laboratório de Hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre 2002 e 2010. Nesse período, criamos um acervo de depoimentos de história oral e acumulamos demais fontes documentais acerca da temática.

A ideia é que tenhamos neste espaço diferentes fontes históricas para pesquisa que se encontram armazenadas no DAD/COC, mas também em outros espaços culturais e acadêmicos. Este patrimônio documental e arquivístico acerca da história da saúde pública e das ciências no país, mostra uma parte considerável desta temática e a hanseníase.

Nosso objetivo é disponibilizar material que seja útil ao pesquisador e cooperar com a preservação deste patrimônio.

Coordenação: Laurinda Rosa Maciel

E-mail: laurinda.maciel@fiocruz.br

 

  Acervo de Depoimentos

O projeto “Memória e história da hanseníase no Brasil através de seus depoentes (1960-2000)” foi desenvolvido entre 2002 e 2010, tendo como um dos produtos um acervo de depoimentos de história oral com personagens que, de alguma forma, fizeram parte desta história. São gestores, médicos, enfermeiros, psicológicos ou pacientes e ex-pacientes que foram interrogados a respeito de suas práticas profissionais, o tratamento para a doença, os processos de adoecimento e ser paciente de hanseníase, dentre outros tantos. Para além deste acervo específico, fazem parte outras entrevistas coletadas em diferentes projetos e iniciativas da COC, cujo tema específico é a hanseníase e/ou lepra e as políticas públicas em diferentes aspectos e contextos.

 

 Catálogo de depoimentos: Memória e história da hanseníase no Brasil através de seus depoentes (1960-2000)

O Catálogo é um dos produtos de um amplo projeto interinstitucional. A publicação nos apresenta um acervo de depoimentos com personagens que fizeram parte da história da hanseníase no Brasil, tanto os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e gestores públicos), como os pacientes e ex-pacientes. São histórias de vida, com lembranças, memórias e relatos de quem padeceu da doença ou atuou contra ela.

 

  Vídeos

Esta seção contém material audiovisual e documentos videográficos (entrevistas, documentários, filmes) sobre a história da hanseníase