Vídeos – HSPsi

PERSIGUIENDO LA REVOLUCIÓN , MARIE LANGER, PSICOANÁLISIS Y SOCIEDADE

A história da psicanalista austro-argentina Marie Langer destaca a dificuldade de conciliar uma vocação “psi” com o ativismo político. Duas vezes no exílio, Langer trouxe as ferramentas críticas da psicanálise para os problemas sociais e individuais de seu tempo. Este filme documenta suas viagens por diferentes continentes e regimes ideológicos, com a ajuda de quem a conheceu e de quem seguiu seus passos.

Como citar: Persiguiendo La Revolución , Marie Langer, Psicoanálisis Y Sociedade. El documental participan los hijos de Marie Langer, la presidenta de la IPA y diversos historiadores del mundo psi, entre ellos el Director de nuestro Centro, Alejandro Dagfal. 55′ 45″.  Disponível em: http://www7.bbk.ac.uk/hiddenpersuaders/documentaries/chasing-the-revolution-spanish-version/?fbclid=IwAR1lV0Pz7Ue1FU0vCmvtBvzCAUXgB4HvfNydZrW4dWxU29qJqhav9KALCIk

HISTÓRIA, LOUCURA E MEMÓRIA: O ACERVO DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO JULIANO MOREIRA

Informado pelos ideais dos movimentos sociais antimanicomiais e da reforma psiquiátrica, retrata a história do hospital psiquiátrico Juliano Moreira (fundado em 1937), na cidade de Belém do Pará. Com muitas fotografias, traz depoimentos de médicos e funcionários que reformaram o caráter da instituição, sobretudo a partir dos anos 1970 e 1980. Mostra as transformações no campo da saúde mental no Pará, a importância do enfoque da terapia ocupacional e da educação, o remodelamento da assistência em saúde mental com os CAPS e versa sobre a preservação documental na área.

Como citar: HISTÓRIA, loucura e memória: o acervo do hospital psiquiátrico Juliano Moreira. Direção de Reinaldo Mendes. Belém: prof. Erasmo Borges, 2013, 12’17’’, son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z7RK1CjbySo. Acesso em 20 de fevereiro de 2019

 

COLÔNIA JULIANO MOREIRA

Matéria especial feita pelo repórter Samuel Wainer e o repórter cinematográfico Johnson Gouvêa para o programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, sobre a Colônia Juliano Moreira, em 1980. Eles percorreram toda a colônia durante cinco dias, registrando imagens que denunciavam a condição degradante em que os pacientes se encontravam – falta de médicos, maus tratos, instalações precárias, entre outros.

Como citar:  Colônia Juliano Moreira 01e 02 (9m 03s;9m02s) Reportagem, Samuel Wainer Filho, Imagens Johnson Gouvêa, edição e texto Maurício Tavares. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-yl4AWJPdkc. Acesso em 07/11/2020.

 

COLÔNIA JULIANO MOREIRA – 80 ANOS – HISTÓRIA, POLÍTICA E LOUCURA.

Vídeo sobre a história da Colônia Juliano Moreira desde sua criação, em 1924, até 2004, abordando as transformações em relação aos conceitos psiquiátricos, aos tratamento dos pacientes e às políticas de saúde pelas quais instituição passou.

Como Citar: Núcleo de pesquisa Juliano Moreira. Colônia Juliano Moreira – 80 anos – História, política e loucura. Produção e texto: Lúcia abelha, Assistente de Produção, Maristela Vomero Dias, Realização: Lúcia Abelha, Circe de Abreu Barbosa, Maristela Vomero Dias, Denise Rebouças Barbosa, Letícia Legay, Sylvia Gonçalves e Troar Centro de Criação. 23m43s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lfthcmFmv6E . Acesso em 07/11/2020.

 

ESTAMIRA

Documentário relata a história de uma mulher que sofre de distúrbios mentais e passou parte da vida sobrevivendo num lixão no Rio de Janeiro. O filme, a partir do caso de Estamira, propõe uma reflexão sobre o sofrimento da  mulher negra, pobre e periférica, o tratamento psiquiátrico, sobre a saúde mental, entre outros aspectos sociais e de saúde que circundam a vida dela.

Como citar: Estamira – 1:52″. Roteiro: Marcos Prado. Produção: José Padilha. Disponível em:  <https://www.youtube.com/watch?v=ibuo079DGF8> .Acesso em 30/08/2020

 

SIGMUND FREUD – COMPILAÇÃO RARA NARRADA POR ANNA FREUD

Trata-se de uma compilação de vídeos caseiros feitos de Sigmund Freud e família, narrados por sua filha, Anna Freud. As imagens são de autoria de Mark Brunswick da Princesa Marie Bonaparte. Registradas entre 1930-39, mostram cenas da vida diária de Freud, como sua mãe em uma das rotineiras visitas de domingo, a festa de bodas de ouro do casal,  amigos do médico, fotografias da casa onde nasceu, a sala de espera do local de onde atendia os pacientes e que posteriormente foi a primeira sede da sociedade psicanalítica, entre outros registos que permitem conhecer um pouco mais da vida cotidiana do pai da psicanálise.

Como citar: Supervisão de Clifford Yorke e  da  Associação Americana de Psicanálise,  Suporte financeiro da New Land Foundation. 23’ 53¨. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=CM0SmZNarR8&fbclid=IwAR2oexuWYQDmANOJYyT1QYTSMWLvGH9ikiLddB1XLYwo60e_EnabFrQ2YKg> Acesso Em 17 de junho de 2020.

 

HISTORY OF PHILOSOPHY OF PSYCHIATRY

Trata-se de uma exposição de KWM “Bill” Fulford, Consultor Especial de Prática Baseada em Valores e Consultor Honorário de Psiquiatria para o Departamento de Saúde da Universidade de Oxford, sobre sua trajetória no campo de especialidade da filosofia da psiquiatria. Aborda também a chamada “Teoria dos Valores”.

Como citar: HISTORY of Philosophy of Psychiatry. Direção John Z. Sadler e Luke Oliver Mong. Oxford: San Pedro Productions, 2010, 62’57’’, son., color. Disponível em: https://vimeo.com/86892960. Acesso em 26 de janeiro de 2019.

 

MICHEL FOUCAULT PAR LUI MEME

Documentário sobre o pensamento do filósofo francês Michel Foucault (1926 – 1984), com suas interpretações fundamentais sobre as temáticas da história da loucura e dos saberes e práticas “psi”. O documentário usa fartamente das palavras do filósofo, nos seus textos e cursos, abordando também outras temáticas de interesse do mesmo ao longo de sua trajetória.

Como citar: FOUCAULT par lui meme. Direção de Phillippe Calderon e François Ewald. Paris: ARTE France/BFC Productions, 2003, 62’44’’, son., color. Disponível em:https://www.dailymotion.com/video/x2cn2u2. Acesso em 25 de janeiro de 2019.

 

HISTORY OF PSYCHIATRY 19TH CENTURY

Vídeo didático do Committee on History and Psychiatry of Group for Advancement of Psychiatry (GAP) sobre a história dos saberes e práticas psiquiátricas na Europa e nos EUA do século XIX. Traça os principais nomes da psiquiatria do período, suas obras, racionalidades diagnósticas e etiológicas, assim como as classificações, instituições e formas de tratamento. Aborda também alguns casos clínicos e forenses emblemáticos do oitocentos.

Como citar: HISTORY of Psychiatry 19th Century. Direção e produção de Committee on History and Psychiatry of Group of Avancement of Psychiatry (GAP). Texas, 2014, 31’44’’, son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z6CqbjVe3EY. Acesso em 05 de fevereiro de 2019.

 

CESARE LOMBROSO, LEFT HANDEDNESS, AND DE CRIMINAL MIND

Exposição do Nat C. Robertson Distinguished, Professor Howard Kushner, sobre as ideias do psiquiatra e criminólogo italiano, Cesare Lombroso. O foco recai sobre os argumentos e a racionalidade que levou Lombroso a estabelecer uma relação entre canhotismo e comportamento criminal.

Como citar: CESARE Lombroso, Left Handedness, and de Criminal Mind. Direção e produção de The Academic Exchange and University Technology Services (Emory University). Atlanta, 2012, 2’25’’, son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HmdAYqqc8gc. Acesso em 5 de fevereiro de 2019.

 

REFLECTIONS ON THE PHENOMENOLOGICAL PSYCHIATRY KARL JASPERS

Exposição da Dr. Aicha Hind Rifai, psiquiatra e professora da Weil Cornell Medicine, em encontro organizado pelo PsychSIG (Psychiatry Student Interest Group), sobre a relevância da filosofia para a prática e o pensamento psiquiátrico. Mostra as contribuições de Karl Jaspers, principalmente as suas preocupações existencialistas com a experiência subjetiva dos pacientes para a construção diagnóstica e terapêutica da psiquiatria, o impacto da fenomenologia jasperiana nos campos da psiquiatria, da psicoterapia e da filosofia europeias.

Como citar: REFLECTIONS on the Phenomenological Psychiatry Karl Jaspers. Direção de Psychiatry Student Interest Group. 2017, 60’56’’, son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BH3c2k7_FWA. Acesso em 19 de fevereiro de 2019.

 

HEREDITY IN MAN

Trata-se de um filme de época (1937) de propaganda do movimento eugênico inglês. Documento histórico interessante, traz explicações sobre a transmissão hereditária de traços físicos e mentais considerados “bons” e “ruins”. O eugenista Julian Huxley enfatiza a importância da compreensão e divulgação das leis da hereditariedade na prevenção da degeneração da raça, bem como do estímulo ao casamento de indivíduos considerados superiores e saudáveis do ponto de vista físico e mental para a mesma finalidade.

Como citar: HEREDITY in man. Direção de J.V. Durden e Julian Huxley. Londres: Gaumont British Instructional and Eugenics Society, 1937, 13’27’’, son., preto e branco. Disponível em: https://collections.nlm.nih.gov/catalog/nlm:nlmuid-101514101-vid. Acesso em 19 de fevereiro de 2019.

 

PREFRONTAL LOBOTOMY IN THE TREATMENT OF MENTAL DISORDERS

Registro de época (1942), da Psychological Cinema Register of Pennsylvania State College, concebido pelo psiquiatra norte americano Walter Freeman, este filme descreve e demonstra o processo da lobotomia pré-frontal, procedimento cirúrgico utilizado como terapêutica das doenças mentais ao longo das décadas centrais do século XX. O filme explica por escrito e com demonstração anatômica as razões neurológicas do procedimento e apresenta uma operação em um paciente vivo.

Como citar: PREFRONTAL lobotomy in the Treatment of Mental Disorders. Direção de Walter Freeman e James W. Watts. Washington: Psychological Cinema Register of the Pennsylvania State College, 1942, 12’33’’, son., color. Disponível em: https://collections.nlm.nih.gov/catalog/nlm:nlmuid-8800490A-vid. Acesso em 18 de fevereiro de 2019.
ELECTROSHOCK THERAPY (CIRCA 1940’S)

Registro de época (cerca de 1940) sobre os Tratamentos Físicos de Saúde Mental.  Mostra como a eletroconvulsoterapia (ECT), anteriormente conhecida como terapia de eletrochoque e muitas vezes referida como tratamento de choque, tratamento psiquiátrico padrão no qual as convulsões são induzidas eletricamente em pacientes para proporcionar alívio de doenças psiquiátricas.

Como citar: ELECTROSHOCK Therapy (circa 1940’s). Film licensed for use witch Ronal J. Comer’s Abnormal Psychology or Fundamental of Abnormal Psychology W.H. Freeman and Company. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wtx5wQ0pkzI . Acesso em 3 de junho de 2019.

 

 MÉDICO PSIQUIATRA QUE SE OPÔS AO RACISMO CIENTÍFICO: JULIANO MOREIRA

Vídeo da série “Cientista do Brasil que Você Precisa Conhecer” do Jornal Nexo apresenta a trajetória deste pesquisador, um dos mentores da psiquiatria moderna no Brasil, que humanizou o tratamento de doentes mentais na virada do século 20. O filme retrata que os estudos de Juliano Moreira, um dos raros psiquiatras negros, não se limitou aos avanços clínicos, eles também carregavam um discurso social que combatia algumas crenças da psiquiatria brasileira, se opondo ao racismo científico, defendido por muitos de seus pares à época.

Como citar: O MÉDICO psiquiatra que se opôs ao racismo científico: Juliano Moreira. Edição-Executiva José Orenstein. Produzido por Ricardo Monteiro, realizado por Jornal Nexo com apoio do Instituo Serrapilheira, 2019. 5’30”. Disponível em: https://m.youtube.com/watch?v=agXtE30jSs0&feature=youtu.be. Acesso em 10 de julho de 2019.

 

FREUD, SIGMUND–HOME MOVIES FROM FREUD ARCHIVES, 1937-1938 / SIGMUND FREUD–HOME MOVIES

O filme foi feito em maio de 1939, no dia da comemoração daquele que seria o último aniversário de Freud, e mostra os preparativos antes da festa, incluindo Paula Fichtl amarrando colares decorativos e mensagens em volta do pescoço de seus dois cachorros. Uma mesa está preparada para guardar presentes e lembranças. Outras cenas acontecem durante a festa. Os familiares e convidados se misturam e conversam, entre eles: Anna Freud, Martha Freud, Minna Bernays, Ernst L. Freud e sua esposa Lucie, Martin Freud, princesa Marie Bonaparte, Dorothy T. Burlingham, Paula Fichtl e vários netos.

Como citar: Bonaparte, M. (1939) Home movies from Freud Archives, –Sigmund Freud–home movies. [Video] Retrieved from the Library of Congress, https://www.loc.gov/item/2018601155/. Disponível em https://www.loc.gov/item/2018601155/?fbclid=IwAR3KUORgL2u5iELAIWpMQK2vXZoBsBSl_4a7vA-Hs8tCeoVDYULWNkqaDxk. Acesso em 25/10/2019.

 

HANNAH ARENDT ENTREVISTADA POR ROGER ERRERA (1973)

Em uma entrevista de 50 min , dividida  em quatro partes,  Hannah Arendt, que então lecionava filosofia política na universidade de Nova York,  discorre sobre diversos aspectos da vida americana contemporânea,  comparando seu sistema  político e aspectos culturais com a Europa ocidental.

Com citar: Le servisse de la recherche de L´O. R.T.F, Sèrie “Un cetain Regard”, Hannah Arendt, Émission préparée par  Roger Errera, realisée par Jean-Claude Lubtchansky. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qa311ZmYuxY&feature=youtu.be&fbclid=IwAR0hcNxkHE2FEzMFcDChDsieaKDBw9cAv5N_BeXs-CgZyFS4ZtSOfZasf-s – Acesso em 25/10/2019.

 

SPIRITS OF ENVY

O documentário retrata diferentes modos de se compreender a loucura e outros sofrimentos físicos e / ou mentais. Com este objetivo, apresenta ao público o santuário sufi de Mira Datar, em Gujarat / Índia,  buscando chamar atenção para o modo como ali se trata pessoas que sofrem uma crise compreendida em termos de efeitos de paixões humanas, como inveja e ódio, assim como sobre as práticas de magia negra e bruxaria.  O filme apresenta  as ideias, ações e experiências de especialistas em santuários e de peregrinos do sofrimento.

Como citar: Direção e produção de Helene Basu, 2012. 86’8’’.   Disponível em:  https://www.cultureunplugged.com/documentary/watch-online/play/54890/Spirits-of-Envy

 

THE MODERN WORLD GENIUS EPISODE 3 -SIGMUND FREUD

O documentário sobre Sigmund Freud é o terceiro e último episódio da série Genius of the Modern World, uma coprodução da OU com a BBC, apresentado pela historiadora Bettany Hughes, produzido em 2016 e difundido, originalmente, pela BBC FOUR. https://www.bbc.co.uk/programmes/b07gpjmm

O vídeo explora o processo de produção, circulação e recepção da teoria psicanalítica e das técnicas terapêuticas associadas, entremeando aspectos da vida de seu autor e principais interlocutores. O caráter didático e introdutório é reforçado pelo recurso à filmagem em diferentes cenários que compuseram a experiência pessoal e profissional do personagem, intercalado com entrevistas com especialistas e registros familiares raros. Dessa forma, a narrativa costura o desenvolvimento das ideias psicanalíticas com episódios pessoais e profissionais vividos por Freud, tendo como pano de fundo a sequência dos acontecimentos dramáticos que marcam a crise do capitalismo liberal, as duas guerras mundiais e a emergência dos regimes totalitários no ambiente europeu. São enfatizados tanto o caráter inovador e subversivo das teses freudianas, em seu tempo, bem como sua presença no panorama cultural da atualidade.

Como citar: The Modern World Genius Episode 3 – Sigmund Freud. Coprodução da OU com a BBC, apresentado pela historiadora Bettany Hughes, produzido em 2016 e difundido, originalmente, pela BBC FOUR. Disponível em https://www.dailymotion.com/video/x65lxyp. Acesso em 04 de janeiro de 2020.