Vídeos, entrevistas e depoimentos orais relacionados à História dos Saberes Psi

Vídeos em destaque

A CASA DOS MORTOS

As três narrativas e trajetórias que estruturam o documentário são apresentadas a partir de três atos descritos em um poema, intitulado A Casa dos Mortos e que também dá nome ao filme, produzido por um quarto indivíduo igualmente custodiado no HCT , Salvador, o poeta popular Bubu, com 12 internações no manicômio judiciário baiano.

Como Citar: A Casa dos Mortos, Roteiro e Direção Debora Diniz, Produção:  Ministério da Saúde e apoio do Forum de Produccion Documental DocBsAS 08. 23’ 26”.
NISE DA SILVEIRA – POSFÁCIO: IMAGENS DO INCONSCIENTE

O documentário contém o material bruto da entrevista da Dra. Nise da Silveira e foi editado em duas partes: “emoção de lidar” e ¨o egresso¨. Ainda que percorra temas paralelos, a entrevista está centrada na longa experiência que ela desenvolveu em torno da terapêutica ocupacional para pacientes com transtornos mentais.
Entrevista realizada por Leon Hirszman, com intervenções de Luiz Carlos Mello (Lula) e Luis Carlos Saldanha. Filmado nos dias 15 e 19 de abril de 1986.

Como citar: Nise da Silveira – Posfácio: Imagens do Inconsciente. Produção: Leon Hirszman produções. Co-produção Embrafilme. Edição: Eduardo Escorel – 2014. Irma, Maria e João Hirszman, Instituto Moreira Sales. 1′ 20′. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EDg0zjMe4nA

 

THE MODERN WORLD GENIUS EPISODE 3 -SIGMUND FREUD

O documentário sobre Sigmund Freud é o terceiro e último episódio da série Genius of the Modern World, uma coprodução da OU com a BBC, apresentado pela historiadora Bettany Hughes, produzido em 2016 e difundido, originalmente, pela BBC FOUR. https://www.bbc.co.uk/programmes/b07gpjmm

O vídeo explora o processo de produção, circulação e recepção da teoria psicanalítica e das técnicas terapêuticas associadas, entremeando aspectos da vida de seu autor e principais interlocutores. O caráter didático e introdutório é reforçado pelo recurso à filmagem em diferentes cenários que compuseram a experiência pessoal e profissional do personagem, intercalado com entrevistas com especialistas e registros familiares raros. Dessa forma, a narrativa costura o desenvolvimento das ideias psicanalíticas com episódios pessoais e profissionais vividos por Freud, tendo como pano de fundo a sequência dos acontecimentos dramáticos que marcam a crise do capitalismo liberal, as duas guerras mundiais e a emergência dos regimes totalitários no ambiente europeu. São enfatizados tanto o caráter inovador e subversivo das teses freudianas, em seu tempo, bem como sua presença no panorama cultural da atualidade.

Como citar: The Modern World Genius Episode 3 – Sigmund Freud. Coprodução da OU com a BBC, apresentado pela historiadora Bettany Hughes, produzido em 2016 e difundido, originalmente, pela BBC FOUR. Disponível em https://www.dailymotion.com/video/x65lxyp. Acesso em 04 de janeiro de 2020.

 

CAMILLES, PIERINAS E EUNICES – CONDENADAS PELA RAZÃO

Sinopse: Trata, de maneira poética, da experiência do rótulo da loucura e da internação psiquiátrica vivida por três mulheres, em contextos diferentes: Eunice (SP – 1910), Pierina (RS – 1900) e Camille Claudel (França – 1943). Traz a intervenção de importantes historiadoras com enfoque de gênero, atentas ao tema da loucura e da psiquiatria, como Maria Clementina da Cunha, Yonissa Wadi e Viviane Borges, além de ter preocupação fundamental de inscrever tal temática da história das mulheres, da loucura e da psiquiatria no ensino de história, mais especificamente na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Como citar: CAMILLES, Pierinas e Eunices – Condenadas pela nação. Direção e produção de Muriel Rodrigues. Porto Alegre, 13’37’’, son., col. Disponível em: http://hpcs.bvsalud.org/vhl/temas/historia-saberes-psi/periodicos-medicos-2. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

 

CRIAÇÃO DO IPUB SOB A ÓTICA DE HENRIQUE ROXO

Sinopse: Este vídeo busca narrar a história do Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB), inaugurado em fins dos anos 1930. Expondo muitas fotos de época, mostra como o ensino de psiquiatria, no Rio de Janeiro, esteve atrelado à instituição asilar até a criação do IPUB. Contribui, fortemente, pela riqueza de informações sobre a trajetória de um dos psiquiatras brasileiros mais importantes do século XX, Henrique Roxo, indicando sua ênfase numa psiquiatria de cunho biologicista à frente do IPUB em meados do século XX.

Como citar: CRIAÇÃO do IPUB sob a ótica de Henrique Roxo. Direção e produção de MATHIAS, Cátia, Neide Verçosa, Rochele Lima et al. Rio de Janeiro, 2013. 10’57’’, son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gHiGOInJZqo. Acesso em 18 de fevereiro de 2019

Veja aqui outros vídeos. 


   Depoimentos orais:

100 anos de História do Hospício Nacional de Alienados – Cristiana Facchinetti (PPGHCS/FIOCRUZ)

Professora Cristiana Facchinetti, psicanalista, pesquisadora do Departamento de Pesquisa e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, ambos da Casa de Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) é entrevistada por Priscila Cupello, no canal Parresiando. Na conversa, ela fala sobre sua trajetória acadêmica e a pesquisa “100 de História do Hospício Nacional de Alienados”, que coordenou.

Entrevistas – Programa de Rádio ¨Saúde Mental em Foco: conversando sobre o enigma e os desafios da atenção à loucura¨.
Trata-se de uma série de entrevistas sobre o tema que integram um programa de rádio, realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Higiene Mental e Eugenia em parceria com a UEM FM, entre 2017 e 2018, com pesquisadores e profissionais que apresentam temas diversos sobre saúde mental e a Rede de Atenção Psicossocial. Temas tratados:
Avanços e retrocessos da reforma psiquiátrica.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no SUS.
Estratégias de controle social no âmbito das políticas públicas de saúde,
Os dispositivos e o funcionamento da RAPS de Maringá.
Serviços residenciais terapêuticos em Maringá.

Entrevistas e depoimentos orais acerca dos temas história, loucura e/ou psiquiatria.  Confira alguns relatos de médicos psiquiatras que atuaram antes e depois da Reforma Psiquiátrica no Brasil, a partir dos anos de 1980. 
Se a sua pesquisa possui depoimentos/entrevistas sobre as áreas alinhadas à história dos saberes psi, entre em contato conosco para colaborar com esta rede de informação.