Vídeos, entrevistas e depoimentos orais relacionados à História dos Saberes Psi

Vídeos em destaque

THE MODERN WORLD GENIUS EPISODE 3 -SIGMUND FREUD

O documentário sobre Sigmund Freud é o terceiro e último episódio da série Genius of the Modern World, uma coprodução da OU com a BBC, apresentado pela historiadora Bettany Hughes, produzido em 2016 e difundido, originalmente, pela BBC FOUR. https://www.bbc.co.uk/programmes/b07gpjmm

O vídeo explora o processo de produção, circulação e recepção da teoria psicanalítica e das técnicas terapêuticas associadas, entremeando aspectos da vida de seu autor e principais interlocutores. O caráter didático e introdutório é reforçado pelo recurso à filmagem em diferentes cenários que compuseram a experiência pessoal e profissional do personagem, intercalado com entrevistas com especialistas e registros familiares raros. Dessa forma, a narrativa costura o desenvolvimento das ideias psicanalíticas com episódios pessoais e profissionais vividos por Freud, tendo como pano de fundo a sequência dos acontecimentos dramáticos que marcam a crise do capitalismo liberal, as duas guerras mundiais e a emergência dos regimes totalitários no ambiente europeu. São enfatizados tanto o caráter inovador e subversivo das teses freudianas, em seu tempo, bem como sua presença no panorama cultural da atualidade.

Como citar: The Modern World Genius Episode 3 – Sigmund Freud. Coprodução da OU com a BBC, apresentado pela historiadora Bettany Hughes, produzido em 2016 e difundido, originalmente, pela BBC FOUR. Disponível em https://www.dailymotion.com/video/x65lxyp. Acesso em 04 de janeiro de 2020.

 

CAMILLES, PIERINAS E EUNICES – CONDENADAS PELA RAZÃO

Sinopse: Trata, de maneira poética, da experiência do rótulo da loucura e da internação psiquiátrica vivida por três mulheres, em contextos diferentes: Eunice (SP – 1910), Pierina (RS – 1900) e Camille Claudel (França – 1943). Traz a intervenção de importantes historiadoras com enfoque de gênero, atentas ao tema da loucura e da psiquiatria, como Maria Clementina da Cunha, Yonissa Wadi e Viviane Borges, além de ter preocupação fundamental de inscrever tal temática da história das mulheres, da loucura e da psiquiatria no ensino de história, mais especificamente na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Como citar: CAMILLES, Pierinas e Eunices – Condenadas pela nação. Direção e produção de Muriel Rodrigues. Porto Alegre, 13’37’’, son., col. Disponível em: http://hpcs.bvsalud.org/vhl/temas/historia-saberes-psi/periodicos-medicos-2. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

 

CRIAÇÃO DO IPUB SOB A ÓTICA DE HENRIQUE ROXO

Sinopse: Este vídeo busca narrar a história do Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB), inaugurado em fins dos anos 1930. Expondo muitas fotos de época, mostra como o ensino de psiquiatria, no Rio de Janeiro, esteve atrelado à instituição asilar até a criação do IPUB. Contribui, fortemente, pela riqueza de informações sobre a trajetória de um dos psiquiatras brasileiros mais importantes do século XX, Henrique Roxo, indicando sua ênfase numa psiquiatria de cunho biologicista à frente do IPUB em meados do século XX.

Como citar: CRIAÇÃO do IPUB sob a ótica de Henrique Roxo. Direção e produção de MATHIAS, Cátia, Neide Verçosa, Rochele Lima et al. Rio de Janeiro, 2013. 10’57’’, son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gHiGOInJZqo. Acesso em 18 de fevereiro de 2019

 

HISTÓRIA, LOUCURA E MEMÓRIA: O ACERVO DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO JULIANO MOREIRA

Sinopse:  Informado pelos ideais dos movimentos sociais antimanicomiais e da reforma psiquiátrica, retrata a história do hospital psiquiátrico Juliano Moreira (fundado em 1937), na cidade de Belém do Pará. Com muitas fotografias, traz depoimentos de médicos e funcionários que reformaram o caráter da instituição, sobretudo a partir dos anos 1970 e 1980. Mostra as transformações no campo da saúde mental no Pará, a importância do enfoque da terapia ocupacional e da educação, o remodelamento da assistência em saúde mental com os CAPS e versa sobre a preservação documental na área.

Como citar: HISTÓRIA, loucura e memória: o acervo do hospital psiquiátrico Juliano Moreira. Direção de Reinaldo Mendes. Belém: prof. Erasmo Borges, 2013, 12’17’’, son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z7RK1CjbySo. Acesso em 20 de fevereiro de 2019.

Veja aqui outros vídeos.


   Depoimentos orais:

Entrevistas e depoimentos orais acerca dos temas história, loucura e/ou psiquiatria.  Confira alguns relatos de médicos psiquiatras que atuaram antes e depois da Reforma Psiquiátrica no Brasil, a partir dos anos de 1980. 
Se a sua pesquisa possui depoimentos/entrevistas sobre as áreas alinhadas à história dos saberes psi, entre em contato conosco para colaborar com esta rede de informação.